28.2.10

Tolerância




"Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-la." Aristóteles.

Interessante e totalmente atemporal este pensamento. Por isso os filósofos são, na minha opinião, atuais e imortais.

Além de democracia de pensamento, esta frase também tem muito de uma coisa que, cada vez mais, precisamos ter nos dias de hoje: tolerância!

Penso que até os reacionários mais ferrenhos, os preconceituosos, os moralistas, os tradicionais, e os ignorantes têm o direito de pensar como pensam, contanto que achem a mesma coisa de quem não pensa como eles.

Quanto mais eles se expressarem dizendo o que pensam sobre os opostos, melhor.
Enquanto eles apedrejam os homossexuais, os negros, as mulheres, os pobres, os libertários, as prostitutas, os poetas, os streapers, os artistas... mais podemos ter a noção do mundo que vivemos. Que apesar da revoluções tecnológicas, nosso maior desafio mesmo é conviver com a diversidade. De certa forma, as retaliações também avançam com o tempo: fogueiras, apedrejamentos, enforcamentos, exclusões, piadas, desprezo, ofenças, ponta-pés, olhares, despensas.

Eu tento. Eu exercito minha tolerância. E cada vez que eu acho que vou explodir, eu penso na frase do Aristóteles:
"Mesmo não concordando com o que você diz, lutarei até o fim pelo seu direito de continuar dizendo o que pensa, sempre."

É isso.



Nenhum comentário: