26.4.10

Língua Viva


Exposição Temporária "Menas".


Painel "Espie as palavras".


Estação da Luz.


Trecho do texto "Estar sendo. Ter sido." de Hilda Hilst.


Árvore das Palavras: esculutra de Rafic Farah com 16m de altura.


Painel gigante com frases popoulares.


Frases de pára-choque de caminhões.


Capa de um disco (LP) do Chico Buarque.


Expsoição Temporária "Menas"
Museu da Língua Portuguesa

Outro passeio que recomendo muito é o Museu da Língua Portuguesa. Um museu moderno, interativo e totalmente tecnológico que proporciona uma viagem dinâmica e envolvente pelo nosso idioma. Numa atmosfera lúdica e nem um pouco sisuda, é uma verdadeira quebra de paradigma às regras gramaticais do nosso português arcaico, mostrando uma língua viva e mutante como parte intrínseca da nossa identidade cultural. Provavelmente um dos nossos maiores valores, nossa língua é muito mais do que a forma como nos comunicamos, mas como somos na essência. Um patrimônio imaterial que deve sim nos orgulhar e nos emocionar a cada palavra. Até mesmo os menos chegados a uma boa leitura, ou aos desafios da escrita se rendem aos textos expostos em cada esquina do passeio. Afinal, o encontro com cada palavra, frase, letra ou locução ali colocadas é um encontro com nós mesmos.

Sem falar no lugar onde está instalado o museu: no edifício da Estação da Luz, um patrimônio histórico do Século XIX, lindíssimo e muito bem conservado. Um cenário para altas fotos, em frente à Pinacoteca do Estado, outra construção belíssima e que não deixa nada a desejar em relação aos grandes museus da Europa.

A exposição temporária “Menas – O certo do errado. O errado do certo.” É um show à parte, tanto na forma visual como se apresenta quanto na maneira de escancarar nossos “erros” lingüísticos, mostrando como saímos do padrão culto da língua para criar uma maior amplitude de comunicação através de uma linguagem popular. O próprio nome “Menas” já é uma provocação à utilização, errônea, da concordância com o gênero feminino do advérbio “menos” que por ser advérbio é invariável.
Neste universo de letras, ideias e pensamentos onde o popular se encontra com o culto resultando numa mistura de pura poesia brasileira, não há como não se apaixonar ainda mais pela nossa língua portuguesa, com certeza!

A exposição temporária “Menas” vai até 27 de junho.
O museu abre sempre de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. Nas últimas terças-feiras de cada mês, o museu permanece aberto até às 22h00. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 para estudantes (apresentação da carteira).

Nenhum comentário: